Elevador Inclinado GEDA Lift 250 Comfort

1 – Evoluir é Preciso! Carregar Peso é Coisa do Passado!

A concretização de todo projeto de engenharia passa obrigatoriamente pela fase de execução e dentro desta fase a tarefa de elevação de materiais até seu local de instalação e uso é uma das mais desafiadoras. Muitas das vezes a elevação manual de materiais é a primeira escolha do responsável pela execução do projeto, mas esta forma de elevação demanda maior tempo de execução do projeto e traz riscos de danos aos materiais a serem elevados e ao imóvel do cliente, assim como eleva os riscos de acidente de trabalho da equipe que estará executando a tarefa.   

Após algumas dificuldades em instalações de projetos próprios e relatos semelhantes de outros profissionais e empresários do setor de energia solar fotovoltaica, nós da W28 Engenharia incluímos no plano de investimento 2020 a aquisição de um elevador inclinado a fim de facilitar, agilizar e reduzir custos diretos e indiretos nas atividades de elevação de materiais.  

GEDA Lift - Desmontado

Analisamos diversos tipos de equipamentos disponíveis no mercado e acabamos de concluir no mês de fevereiro de 2020 a fase 1 do nosso plano de investimento optando pela solução da empresa GEDA. A GEDA é uma empresa alemã com 90 anos de atuação no mercado de elevação e içamento de cargas, líder mundial em seu segmento e possui uma solução muito robusta e versátil para atender o mercado de energia solar fotovoltaica e outras áreas da engenharia.

Fonte da Imagem: Website GEDA

Este equipamento será utilizado em projetos próprios e estará disponível para locação a outras empresas do segmento de energia solar, construção civil e qualquer outra área da engenharia que necessitar realizar a elevação de cargas de pequenos volumes com peso combinado de até 250 kg.

No segmento de energia solar, o elevador inclinado pode ser utilizado como elevador de placas solar (Módulos Fotovoltaico ou Coletor Solar), de estruturas de fixação e de equipamentos e ferramentas em geral.

ATENÇÃO: O ELEVADOR INCLINADO GEDA LIFT NÃO PODE SER UTILIZADO PARA TRANSPORTE DE PESSOAS.

2 – Por que utilizar o elevador inclinado?

Segue abaixo alguns dos benefícios em se utilizar o elevador inclinado GEDA Lift 250 Comfort nos serviços a serem executados em locais elevados.

  • Além de trazer profissionalismo ao serviço a ser executado, o elevador inclinado é robusto, de alta qualidade de fabricação e conta com recursos de segurança em caso de emergência (falhas ou erros na operação), o que torna seu uso seguro e confiável durante todo o tarefa de elevação de cargas até o local de instalação e uso;
  • Por ser modular e possibilitar diversas configurações de montagens, pode ser utilizado nos mais variados locais, principalmente aqueles com dificuldades de acesso e uso de andaimes, plataformas elevatórias e guindastes;
  • Com trilhos podendo chegar à extensão de 19 m, capacidade de carga de até 250 kg e velocidade de deslocamento da plataforma de cargas de 30 m/min, é possível atender uma altura útil de elevação de até 18 m e elevar materiais com peso combinado considerável de forma rápida e segura. Isto reduz o tempo e os custos (Homem/Hora, alimentação, hospedagem etc.) da fase de execução do projeto, fatores estes de grande importância na hora da avaliação e definição de valores de projetos, principalmente aqueles distantes da cidade sede da empresa;
  • Por contar com uma plataforma de carga ampla e ajustável, reduz os riscos de acidentes e danos às cargas, principalmente dos módulos fotovoltaicos, durante a elevação até o local de instalação e uso. Isto evita a insatisfação do cliente em caso de ocorrência de um acidente com a elevação manual, custos extras com a reposição dos itens danificados (Ex: módulos fotovoltaicos) e retrabalhos para correção / instalação;
  • Com a possibilidade de ser configurado para transporte dos materiais sobre o telhado (inclinação mínima de 15°) até o local que efetivamente serão instalados e utilizados, reduz drasticamente os riscos de danos ao telhado do imóvel do cliente (quebra de telhas) uma vez que é evitado o deslocamento frequente de pessoas transportando materiais sobre o telhado; e
  • Como todo o esforço de elevação dos materiais é feito por um motor elétrico potente, a fadiga física da equipe de instalação é reduzida, proporcionando assim aumento de produtividade e redução dos riscos de acidentes de trabalho.

3 – Do que é Composto o Elevador Inclinado?

GEDA Lift - Esquema Básico de Montagem

O elevador inclinado é composto pelos seguintes itens:

  • Trilho base de 2m de comprimento para instalação do guincho elétrico;
  • Trilhos retos adicionais com comprimentos variados (2m e 1m);
  • Trilho angulado ajustável de 20° a 45°;
  • Guincho elétrico (1,3 kW / 220 Vac) com controles de subida, descida e parada de emergência;
  • Roldana e sensor de fim de curso;
  • Trenó com freio de segurança para fixação da plataforma de cargas;
  • Apoio auxiliar do trilho (utilizado somente para extensões de trilho superior a 11m de comprimento);
  • Roldanas para transporte (Opcional adquirido separadamente); e
  • Plataforma de cargas

Fonte da Imagem: Catálogo / Manual GEDA Lift

Por possibilitar maior flexibilidade de uso do elevador inclinado, optamos por adquirir a plataforma de cargas modelo Vario ao invés da plataforma de cargas específica para módulos fotovoltaicos. A plataforma Vario possui abas laterais e superior móveis além da possibilidade de trabalhar nas posições vertical e horizontal, permitindo assim a elevação de cargas com tamanhos e formas variadas.

A fim de trazer maior proteção às cargas sensíveis a impacto durante a elevação e mais segurança na amarração destas para elevação, nós da W28 Engenharia customizamos a plataforma Vario original revestindo todo o seu interior com placas de EVA de 15,0 mm de espessura e adicionamos doze (12) argolas em seu exterior para servir de ponto de ancoragem para amarração das cargas. Também como exclusividade da W28 Engenharia, adicionamos rodízios giratórios na base da plataforma Vario a fim de facilitar o deslocamento desta do local de desembarque até o local de instalação do elevador inclinado.

Veja nas figuras abaixo os detalhes da plataforma de cargas modelo Vario exclusiva da W28 Engenharia.

3.1 – Outros itens exclusivos da W28 Engenharia

Para facilitar a instalação do guincho elétrico (220 Vac / 1,3 kW) para operação do elevador inclinado e amarração das cargas, estamos também disponibilizando para locação os seguintes itens extras sem custo adicional:

Caixa de Proteção AC para Conexão Elétrica do Guincho do Elevador Inclinado GEDA Lift 250 Comfort

Caixa de Proteção AC:

Para uso em locais em que há disponibilidade de tomada elétrica 2P+T / 20A próxima ao local de instalação do elevador inclinado.

A caixa de proteção AC é composta por uma caixa plástica 13,5 cm (C) x 12,5 cm (L) x 6,5 cm (P), uma tomada 2P+T / 20A, um disjuntor bipolar 16A, cinco (5) metros de cabo PP 3×4,0mm2 e um plugue macho 2P+T / 20A.

Comprimento de 30 m, Plugues 2P+T / 20A e Cabo PP 3x4,0mm2

Extensão Elétrica de 30 m de comprimento:

Para uso em conjunto com a caixa de proteção AC em locais em que não há disponibilidade de tomada elétrica 2P+T / 20A próxima ao local de instalação do elevador inclinado.

A extensão elétrica é composta por um plugue macho 2P+T / 20A, trinta (30) metros de cabo PP 3×4,0 mm2 e um plugue fêmea 2P+T / 20A.

Terminação para Conexão AC com Aterramento Externo:

Para uso em conjunto com a caixa de proteção AC, e a extensão elétrica se necessário, em locais em que só houver disponibilidade de tomada elétrica 2P / 20A.

A terminação para conexão AC com aterramento externo é composta por um plugue macho 2P / 20A, um (1) metro de duas vias de cabo 1×6,0 mm2, cinco (5) metros de uma via de cabo 1×6,0mm2 com terminal de compressão 1F2C e furo de 6,5 mm, um plugue fêmea 2P+T / 20A, um conector para haste de aterramento e uma haste de aterramento 3/8” x 1,5 m.

Terminação para Conexão AC no QDFL:

Para uso em conjunto com a caixa de proteção AC, e a extensão elétrica se necessário, em locais em que a conexão AC necessita ser realizada diretamente no QDFL do imóvel.

A terminação para conexão AC no QDFL é composta por um plugue fêmea 2P+T / 20A, três (3) vias de dois (2) metros de comprimento de cabo 1×6,0mm2 com terminal de compressão tubular em uma das pontas. O cabo de proteção elétrica (PE) / Terra (T) ainda conta com um terminal de compressão 1F2C e furo de 6,5 mm para conexão em barramento PE/T com parafuso de fixação.

Conjunto de Esticadores:

Para uso na imobilização dos componentes do elevador inclinado durante o transporte e amarração das cargas na plataforma Vario durante o processo de elevação.

O conjunto é formado por dois (2) esticadores com fitas de 25 mm de largura, 2,5 mm de espessura e cinco (5) metros de comprimento.

4 – Qual configuração a ser utilizada em meu projeto?

Esquema Básico de Configuração de Montagem do Elevador Inclinado GEDA Lift 250 Comfort

Como o elevador inclinado GEDA Lift 250 Comfort é modular, sua capacidade de carga depende da extensão e inclinação do trilho. Estas duas variáveis estão ligadas diretamente à altura útil de elevação das cargas e área disponível para instalação do elevador inclinado.

Veja ao lado o esquema básico de montagem para facilitar a identificação da configuração a ser utilizada.

Utilizado para facilitar a identificação da inclinação dos trilhos do elevador inclinado GEDA LIFT 250 Comfort

Durante a montagem do GEDA Lift 250 Comfort, a inclinação do trilho é facilmente identificada através do inclinômetro localizado na parte interna direita do próprio trilho base.

Para identificar a configuração do GEDA Lift para atender a necessidade de elevação de cargas do projeto, as informações necessárias a serem conhecidas são a altura útil de elevação e a distância horizontal disponível em solo para instalação do trilho base. Com estas duas informações em mãos, faz-se o uso das tabelas abaixo para identificar a configuração e a capacidade de carga máxima do GEDA Lift em função da inclinação do trilho. De forma prática, as tabelas abaixo devem ser utilizadas da seguinte maneira:

1° – Identifique na primeira coluna a linha da altura útil de elevação desejada;

2° – Verifique se a distância horizontal mínima para a inclinação de 70° do trilho é menor ou igual a distância horizontal disponível em solo para instalação do trilho base. Se sim, identifique nas colunas adjacentes a direita a configuração do GEDA Lift a ser utilizada e a capacidade máxima de carga da plataforma Vario na posição vertical. Se a distância horizontal mínima não for atendida, realize a mesma verificação nas tabelas referentes as inclinações de 60° e 50°.

Tabela de Definição de Configuração e Capacidade de Carga Máxima do GEDA Lift em Função da Altura de Elevação para Inclinação do Trilho de 70°
Tabela de Definição de Configuração e Capacidade de Carga Máxima do GEDA Lift em Função da Altura de Elevação para Inclinação do Trilho de 70°
Tabela de Definição de Configuração e Capacidade de Carga Máxima do GEDA Lift em Função da Altura de Elevação para Inclinação do Trilho de 60°
Tabela de Definição de Configuração e Capacidade de Carga Máxima do GEDA Lift em Função da Altura de Elevação para Inclinação do Trilho de 60°
Tabela de Definição de Configuração e Capacidade de Carga Máxima do GEDA Lift em Função da Altura de Elevação para Inclinação do Trilho de 50°
Tabela de Definição de Configuração e Capacidade de Carga Máxima do GEDA Lift em Função da Altura de Elevação para Inclinação do Trilho de 50°

5 – Quais são os períodos de locação disponíveis?

5.1 – Locação Diária

Nesta opção de locação o cliente conta com desconto progressivo e acumulativo de 0,25% a partir da segunda diária até o limite de 25% de desconto.

Como isto funciona?

Tomando como exemplo o cliente que faça sua primeira locação por um período de três dias, no primeiro dia o valor da diária será de 100% do valor integral, no segundo dia o valor da diária será de 99,75% do valor integral e no terceiro dia o valor da diária será de 99,50% do valor integral.

Quando este mesmo cliente realizar uma segunda locação, o valor da primeira diária já começará com 99,25% do valor integral. Se esta segunda locação for por um período de cinco dias, no segundo dia o valor da diária será de 99% do valor integral, no terceiro dia o valor da diária será de 98,75% do valor integral, no quarto dia o valor da diária será de 98,50% do valor integral e no quinto dia o valor da diária será de 98,25% do valor integral.

O desconto de 0,25% no valor da diária segue nas demais locações deste cliente até o limite de 25%, onde o valor da diária será de 75% do valor integral.

Esta opção de locação é indicada para projetos de pequeno e médio portes e beneficia as empresas que fazem locações recorrentes, pois quanto mais dias locados, menor é o valor da diária.

Este tipo de modalidade de locação é exclusividade da W28 Engenharia.

5.2 – Locação Quinzenal

Nesta opção de locação o período de locação é de quinze (15) dias corridos e não conta com o desconto progressivo e acumulativo de 0,25% no valor da diária, pois o valor da locação já contempla um desconto especial para a locação do elevador inclinado por um período de quinze (15) dias.

5.3 – Locação Mensal

Nesta opção de locação o período de locação é de trinta (30) dias corridos e não conta com o desconto progressivo e acumulativo de 0,25% no valor da diária, pois o valor da locação também já contempla um desconto super especial para a locação do elevador inclinado por um período de trinta (30) dias.

6 – O que mais devo levar em consideração?

É prática comum no mercado de locação de máquinas e equipamentos do porte do elevador inclinado GEDA Lift 250 Comfort o cliente pagar pela locação e se responsabilizar pela retirada e entrega do equipamento nas datas acordadas. Neste caso é o cliente que fica responsável pela contratação da transportadora para os fretes de retirada e entrega do equipamento e a montagem do equipamento no local de uso.

A fim de facilitar o uso efetivo do elevador inclinado, estamos oferecendo duas opções de contratação, que são:

6.1 – Locação com serviço de entrega, montagem, desmontagem e retirada do local de uso

Nesta opção de contratação o cliente selecionará o período de locação e nós da W28 Engenharia realizaremos a entrega, montagem, desmontagem e retirada do elevador inclinado em seu local de uso nas datas acordadas. Também está incluso um treinamento básico de operação do elevador inclinado para as pessoas que trabalharão efetivamente com o equipamento.

Esta opção de contratação é indicada para clientes que não querem se preocupar com contratação de transportadora e não possuem experiência na montagem do elevador inclinado GEDA Lift 250 Comfort.

6.2 – Somente Locação

Nesta opção de contratação o cliente selecionará o período de locação e o elevador inclinado estará disponível para retirada na sede da W28 Engenharia na cidade de Rio das Ostras/RJ na data acordada. A entrega ao final do último dia do período de locação contratado deverá ser realizada na sede da W28 Engenharia na cidade de Rio das Ostras/RJ.

A retirada do elevador inclinado pode ser realizada por veículo próprio do cliente ou por transportadora contratada pelo cliente. O cliente deve informar sua opção previamente para emissão da nota fiscal que acobertará o transporte do equipamento. A nota fiscal para acobertar o transporte de entrega deve ser emitida pelo cliente.

Esta opção de contratação é indicada para clientes que possuem experiência na contratação de transportadoras ou possuam veículos de médio e grande porte e tenham experiência na montagem e operação do elevador inclinado GEDA Lift 250 Comfort.

7 – Quanto Custa?

Como pode ser verificado acima, a definição de valores depende do período de locação e forma de contratação desejada pelo cliente.

Sendo assim, pedimos a gentileza que clique no botão abaixo de solicitação de orçamento, preencha as informações solicitadas e nós lhe enviaremos o orçamento para locação do elevador inclinado GEDA Lift 250 Comfort.

8 – Vídeos de Demonstração

Assista nos vídeos de demonstração a seguir o elevador inclinado GEDA Lift 250 Comfort em funcionamento em algumas das possíveis configurações de operação.

W28 Engenharia – Demonstração – GEDA Lift 250 Comfort – Plataforma Vario Customizada – Posição Vertical – Abas Laterais e Superior Fechadas
W28 Engenharia – Demonstração – GEDA Lift 250 Comfort – Plataforma Vario Customizada – Posição Vertical – Abas Laterais e Superior Abertas
W28 Engenharia – Demonstração – GEDA Lift 250 Comfort – Plataforma Vario Customizada – Posição Horizontal – Abas Laterais e Superior Fechadas

Como pode ser verificado nos vídeos acima, são várias as configurações de operação que trazem segurança e agilidade na tarefa de elevação de materiais durante a fase de execução do seu projeto.

Não perca mais tempo e comece utilizar o elevador inclinado GEDA Lift 250 Comfort em seus projetos agora mesmo!!!

Quem já utilizou não quer parar de utilizar e quem nunca utilizou se surpreenderá!!!

Caso tenha alguma dúvida, utilize o formulário de contato abaixo para nos enviar uma mensagem que lhe responderemos o mais breve possível.